REGRAS DO BINGO

regras do bingo

As regras do bingo são muito simples e permitem aos iniciantes entrarem rapidamente no jogo. O Bingo pertence à mesma família da loteria e é jogado por muitas pessoas ao redor do mundo.

No Bingo, cada jogador compra uma ou mais grades de jogo para um prêmio definido, grades essas chamadas também de cartelas, exibindo uma certa quantidade de números. Evidentemente, todas as grades são únicas. Em seguida, do outro lado da sala, uma pessoa chamada “sorteador” tira os números ao acaso e os anuncia ao assistente. Toda vez que um número sorteado corresponde a um número de sua grade, o jogador o marca. Para ganhar, é necessário que sua grade seja completamente marcada ou ao menos uma parte desta definida antes do início do jogo (segundo as modalidades de bingo existentes). O ganhador avisa que todos os seus números foram marcados ao gritar “Bingo!”

Retornemos às regras do Bingo em detalhes

O bingo mais jogado é o “coverall”, no qual todos os números da grade pessoal do jogador devem ser marcados para ganhar. Existem modalidades como aquelas que conferem vitória ao jogador que conseguir marcar um símbolo ou um modelo de jogo preestabelecido antes da partida. Por exemplo, uma linha horizontal ou vertical de números dentre a grade pode ser a ganhadora.

No bingo online, não existe o sorteador físico de números. Trata-se de uma tabela que mostra os números à medida que saem. Essa tabela informa a você também sobre o modelo de jogo ganhador, o símbolo ou a combinação particular a se marcar na cartela. Antes de cada partida, se familiarize bem com essa tabela.

Duas variantes do bingo são populares na internet: o bingo com 75 bolas e o bingo com 90 bolas. Aqui eles são explicados.

Dizem que, durante a crise de 1929, um vendedor de brinquedos de Atlanta (Geórgia, EUA), chamado Edwin Lowe, assistiu a uma partida de “BEANO”. Durante esta reunião de jogo, um jogador se enganou e gritou “BINGO” para informar sua vitória aos outros jogadores. Essa anedota se transmite desde então de boca em boca e se transformou definitivamente no nome desse jogo célebre em “BINGO”.

Regras do bingo com 75 bolas

A urna deste bingo comporta 75 bolas enumeradas. Online, é simbolizada por uma tabela composta de 5 colunas de 15 números. Cada coluna recebe uma letra da palavra B-I-N-G-O.

As grades dos jogadores, chamadas “cartelas” online, possuem 25 casas enumeradas (5 colunas e 5 linhas). Nessa cartela atribui-se igualmente uma letra da palavra Bingo a cada coluna.

Na tabela “urna” é informada a combinação de números que deve ser obtida para ganhar.

A vitória será concedida àquele que tenha completado a combinação antes dos outros.

Você encontrará também, em muitos aplicativos, os jackpots progressivos, grandes somas de dinheiro alimentadas pelo conjunto de jogadores, que você pode ganhar segundo a modalidade estabelecida com antecedência. Por exemplo, se o último número com o qual você completa sua grade for o 17, ou então se você adquirir uma certa quantidade de números em um certo intervalo de tempo.

Regras do bingo com 90 bolas

A urna ou tabela deste bingo comporta 90 bolas enumeradas. As cartelas são aqui chamadas “tickets”. Um ticket é composto por 9 colunas e por 3 linhas. Chama-se de cartela um conjunto de 6 tickets.

Os 90 números da urna são repartidos nesses 6 tickets da seguinte maneira: cada linha possui 5 números. Um ticket comporta 15 números, portanto.

Você pode decidir jogar uma cartela inteira (6 tickets) ou um número inferior de tickets, à sua escolha.
No bingo com 90 bolas, o ganhador será o primeiro a ter uma, duas ou três linhas de números marcados em um ticket. O ganho será superior em função do número de linhas marcadas no ticket.

Aqui também existe o bolo ou jackpot. Frequentemente estes acumulam até que um jogador obtenha “bingo” (3 linhas de um ticket) com um número limitado e fixo de bolas tiradas ao acaso.